A Suzuki Hayabusa está morta graças ao aperto dos regulamentos de emissões

A Suzuki Hayabusa está morta graças ao aperto dos regulamentos de emissões
Após duas décadas de glória, a motocicleta de produção mais rápida do século 20 está sendo descontinuada. Suzuki Hayabusa de 2019 será o ano modelo final da lendária moto desportiva, sem planos imediatos da Suzuki para uma substituição.
A razão para a descontinuidade do 'Busa' são os padrões de emissões. Motocicletas que não estão em conformidade com as regulamentações da Euro 4 não podem ser vendidas na Europa ou no Japão após o último dia de 2018. A Hayabusa ainda seria legal nos EUA, mas a Suzuki não quer continuar produzindo a moto já velha apenas para o mercado dos EUA .
O que é especial sobre a Suzuki Hayabusa é que foi a palavra final nas infames “speed wars” que duraram mais de um século e que na verdade se aqueceram nos anos 90. Desde que a primeira motocicleta foi construída, os fabricantes correram para ver quem poderia construir a mais rápida. Como motocicletas ficaram mais rápidas e os pilotos testaram seus limites nas ruas, algumas autoridades européias pediram uma proibição de importação de bicicletas de alta velocidade nos anos 90.
Os fabricantes não queriam que isso acontecesse, especialmente os japoneses, de modo que um acordo não-oficial de "cavalheiros" foi alcançado entre os grandes fabricantes de motocicletas que concordavam em limitar as velocidades máximas de suas bicicletas para evitar proibições de importação. Não há nenhum número oficial e há muito mistério em torno do acordo de cavalheiros, mas a Honda fez um anúncio dizendo que não construiria motocicletas que excedam 300 km / h, então é sobre onde achamos que o número é. Suzuki e Kawasaki jogaram suas cartas perto do baú e não falaram oficialmente sobre a limitação das velocidades máximas.
Antes de tudo isso acontecer, a moto de produção mais rápida do mundo foi a Suzuki Hayabusa de 1999, com uma velocidade máxima de 303-312 km / h. Foi nomeado o Hayabusa não só porque isso significa falcão peregrino, pássaro mais rápido do mundo, mas porque os falcões peregrinos comem melros. A moto que a Hayabusa destronou para o título de moto de produção mais rápida foi a Honda CBR1100XX Super Blackbird. Pegue?
Motos mais velozes foram construídos desde o original 'Busa como o Kawasaki H2 , mas o Hayabusa foi verdadeiramente o fim de uma era. Ele também teve a distinção de ser bom em mais do que apenas ir rápido em uma linha reta, especialmente o modelo de segunda geração que saiu em 2008. Ele foi elogiado por seu bom manuseio, boa economia de combustível e realmente ser acessível. Era uma moto esportiva que muitos pilotos podiam pagar e era fácil de viver e, por acaso, era a moto mais rápida do mundo.
Suzuki Hayabusa será lembrado com carinho como ele cavalga no céu de motocicleta onde estará em boa companhia. É um nome que será para sempre sinônimo de velocidade. À medida que os foguetes de virilha diminuem em popularidade entre a ascensão do padrão retro, nos perguntamos se a Suzuki jamais fará outra bicicleta como a Hayabusa novamente.

Postar um comentário

0 Comentários