Por que os motores V-4 são brilhantes e porque você nunca os vê em carros


Por que os motores V-4 são brilhantes e porque você nunca os vê em carros
Você provavelmente já viu um anúncio da Craigslist onde o vendedor inadvertidamente escreve que seu carro tem um motor V-4 em vez de um inline-quatro. É um erro compreensível em um mundo onde V-6s e V-8s são muito comuns. Mas o V-4 não é apenas um erro tipográfico - é um motor real. Apenas um que você não costuma ver nos carros.
Os motociclistas, sem dúvida, estarão muito familiarizados com os motores V-4, como vários fabricantes de bicicletas lhes ofereceram ao longo dos anos. Mas muito poucas montadoras ofereceram V-4s - na era pós-guerra, era apenas a Ford (que fornecia motores para a Saab) e a Lancia. A Porsche usou um V-4 para o 919 híbrido LMP1 (foto acima), e é isso mesmo.
Como Mike Fernie, da Drivetribe, explica que os V-4 são ótimos porque são relativamente pequenos. Embora sejam naturalmente mais largos que os tradicionais quatro em linha, os V-4 são bastante curtos, pois há apenas dois cilindros seguidos. Seu pequeno tamanho também significa que eles são bastante rígidos, o que foi ótimo para o 919, porque poderia ser facilmente usado como um membro estressado do chassi do carro.
Você pode pensar que um V-4 seria horrivelmente desequilibrado e não refinado, mas também não é o caso. Seus virabrequins relativamente curtos não criam muitas vibrações, e se o banco de cilindros estiver espaçado a 90 graus, as forças primárias de cada banco de cilindros se anulam mutuamente, levando a uma operação suave.
O problema é que um V-4 é muito complicado. Como qualquer motor V, um V-4 precisa de duas cabeças de cilindro, dois coletores de escape, dois valvetrains e duas vezes mais eixos de comando de válvulas do que um quatro em linha. Isso significa que um V-4 é caro de se desenvolver e caro para ser construído. A Lancia meio que resolveu isso usando um pequeno ângulo V de 12 graus, o que significava que precisava apenas de uma cabeça de cilindro. Mas um V-4 com menos de 90 graus entre suas necessidades de bancos de cilindros requer um eixo de balanceamento, complicando ainda mais as coisas.
Então é por isso que o V-4 nunca pegou em carros, apesar da experimentação de Ford e Lancia. Em uma motocicleta, vale a pena o custo e a complexidade adicionais de uma moto esportiva de ponta, como a Ducati V4 Panigale, porque há muito espaço para trabalhar. Para o 919, um V-4 faz sentido devido ao seu pequeno tamanho, alta rigidez e bom consumo de combustível. Também foi fácil empacotar um sistema híbrido ao redor do motor, e a Porsche estabeleceu um orçamento enorme para o 919, então os altos custos de um V-4 não eram um problema.

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